Reforço das relações entre os dois países no domínio dos transportes

Reforço das relações entre os dois países no domínio dos transportes

Angola e EAU assinam acordo bilateral de serviços aéreos
e memorando de entendimento

O ministro dos Transportes de Angola, Ricardo de Abreu e o ministro da Economia e presidente do conselho de administração da Autoridade Geral de Aviação Civil dos Emiratos Árabes Unidos (EAU), Abdullah bin Touq Al Marri, assinaram no Dubai, a 21 de Abril, um acordo bilateral de serviços aéreos e um memorando de entendimento com o objectivo de estreitar as relações entre os dois países e incrementar as ligações aéreas.

Na ocasião, o ministro Ricardo de Abreu sublinhou a importância histórica da assinatura do acordo, enfatizando que se trata de um instrumento estratégico para o crescimento e sustentabilidade do sector da aviação civil angolana.

O acordo bilateral de cooperação aérea com os Emiratos Árabes Unidos estava pendente há mais de 10 anos, tendo-se tornado possível agora pelo compromisso e apoio dos Chefes de Estado dos dois países.

O ministro angolano dos transportes precisou que, com a implementação do acordo, haverá um aumento das relações comerciais e económicas e mais conectividade para os cidadãos e para o transporte de mercadorias entre os dois países e será aberta uma boa porta para as companhias aéreas de ambos estados poderem expandir as suas oportunidades no promissor mercado africano.

Já o ministro da economia dos EAU, Abdullah bin Touq Al Marri, frisou que o acordo segue uma política de céu aberto entre os Emirados Árabes Unidos e a República de Angola para aumentar o tráfego aéreo entre os dois países e fortalecer as relações bilaterais, de forma a facilitar as viagens dos cidadãos dos dois Estados. 

Acrescentou que tais acordos contribuem para o desenvolvimento da cooperação e o fortalecimento das relações económicas entre os Emirados Árabes Unidos e outros países, o que, consequentemente, leva à descoberta de novas oportunidades de investimento e à melhoria do processo de intercâmbio comercial.

Assinatura do Memorando

O director-geral da Autoridade Geral de Aviação Civil, Saif Mohamed Al Suwaidi, que assinou o memorando de entendimento com a directora geral adjunta do Instituto Nacional de Aviação Civil de Angola (Inavic), Amélia Cristina Domingues Kuvingua, confirmou que a entidade que dirige pretende concluir acordos de céu aberto para expandir as ligações comerciais e turísticas e apoiar as transportadoras nacionais dos EAU, juntamente com o reforço da parceria económica entre empresários, empresas comerciais e turistas, através do reforço dos serviços de transporte aéreo e do incentivo à concorrência leal.

Observa-se que os acordos de transporte aéreo entre países são regidos por leis e liberdades estabelecidas pela Organização Internacional da Aviação Civil, para regulamentar o transporte aéreo entre vários territórios.

Taag poderá voar directamente para Abu Dhabi

O acordo vai permitir, também, a entrada da companhia aérea nacional, Etihad Airways, na ligação aérea com os Emirados Árabes Unidos, e abre igualmente a possibilidade da TAAG iniciar uma ligação directa para a capital dos Emiratos Árabes Unidos, Abu Dhabi.

Deixe uma resposta